Regulamento para inscrição de trabalhos científicos para apresentação no 25º. COPEO – 2023


1. Normas Gerais

1.1 Os trabalhos poderão ser inscritos para apresentação na categoria de Painel Digital.

1.2 A submissão do resumo do trabalho científico está condicionado à adesão ao evento pelo apresentador do trabalho.

1.3 As inscrições de trabalhos para apresentação no Congresso, obedecerão ao seguinte calendário:

Datas

Atividades

Fevereiro a 30 de agosto de 2023

Inscrição de trabalhos*

01 de setembro a 15 de setembro de 2023

Avaliação dos trabalhos inscritos

01 de outubro de 2023

Divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação no site do COPEO

* a inscrição de trabalhos deverá ser realizada apenas através do site do Congresso: www.congressocopeo.com.br . Não serão aceitos trabalhos enviados por fax; e-mail; correios ou qualquer outro meio.

1.4 As inscrições e apresentações dos trabalhos deverão ser realizadas em português; podendo apresentar resumos em espanhol ou inglês, caso a língua de origem do autor não seja o português. Entretanto, a apresentação deverá ser na língua portuguesa ou com tradução sob responsabilidade do apresentador.

1.5 Trabalhos que não obedecerem ao calendário e/ou as normas estabelecidas pela Comissão Científica NÃO serão avaliados;

1.6 Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Interna de Seleção composta por Professores e Especialistas na área de inscrição, a qual caberá a definição do aceite ou não do trabalho para apresentação. Nos casos do não aceite não haverá devolução da taxa de adesão. Os critérios que serão observados pela Comissão para não-seleção dos trabalhos enviados são:

01. Trabalho não inscrito através do site.
02. Assuntos pobremente organizados.
03. Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.
04. Assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa.
05. Confusões entre as afirmações, conduzindo a falsos raciocínios.
06. Conclusões que não correspondem ao objetivo.
07. Vernáculo inadequado para os resumos.
08. Contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto.
09. Nos trabalhos de pesquisa, informações ausentes no resumo:

  • Importância do tema na área;
  • Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusões;
  • Critérios bem definidos para a avaliação das variáveis;
  • Escolha não questionável de controles;
  • Grupo de controle;
  • Métodos apropriados para obter dados em relação à proposição;
  • Conclusões suportadas pelos resultados;
  • Critérios de definição da amostra;
  • Critérios de alocação das unidades experimentais entre os grupos de estudo;
  • Tipo e relevância do estudo;
  • Conclusões suportadas por análise estatística;
  • Metodologia apropriada para avaliar efeito do tratamento;
  • Delineamento inadequado de pesquisa;
  • Número de registro no SISNEP dos trabalhos que devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa ou similar no país de origem

1.7 Não será emitido parecer de avaliação de trabalho.

1.8 Cada trabalho deverá possuir um único apresentador (autor) e no máximo 05 (cinco) coautores incluindo o(a) orientador(a), totalizando seis participantes, o apresentador do trabalho já deve ter sua adesão realizada no momento da submissão on-line do trabalho. Os acadêmicos deverão ter orientador do trabalho com a titulação mínima de Cirurgião-Dentista;

1.9 Cada participante poderá inscrever até 2 trabalhos como apresentador; não havendo limite de número de trabalhos para coautorias.

1.10 Com o aceite do trabalho, autor e coautores conferem à ABO-PE os direitos autorais para publicação do resumo do trabalho, para divulgação do Congresso, tanto em âmbito nacional quanto internacional independente do meio (impresso ou eletrônico).

1.11 Para cada trabalho apresentado será emitido um único certificado DIGITAL constando o nome do autor e coautor(es) com dados fornecidos quando da inscrição do trabalho. O formulário eletrônico para inscrição de trabalhos ficará aberto para alterações, pelo apresentador, até 23:59 de 30 de agosto de 2023, desde que esteja como rascunho. Não será permitido acréscimo e/ou modificação, dos dados e/ou informações do resumo, após envio do mesmo pelo sistema

1.12 Os trabalhos aceitos para apresentação nas categorias de Painel Digital serão avaliados pela Comissão de Avaliação, durante a apresentação, para concorrer à premiação. O resultado final será divulgado na sessão de encerramento do Congresso, com entrega da premiação aos três melhores trabalhos.

2. Normas específicas

2.1 Os trabalhos poderão ser inscritos para apresentação na categoria Painel Digital.

2.2 Os resumos deverão ser submetidos em formulário próprio, disponível no site no momento da inscrição. Os resumos devem apresentar máximo de 1200 caracteres (sem espaço), devendo conter os seguintes itens:

Painel Digital – Trabalhos sobre casos clínicos – pesquisa – revisão de literatura, realizados e apresentados por acadêmicos ou profissionais:

Apresentação do resumo:

– Trabalhos de revisão de literatura

  • Introdução (Contextualização e importância)
  • Objetivo(s)
  • Revisão sucinta e estruturada
  • Conclusão(ões)

– Trabalhos de Casos Clínicos

  • Introdução (contextualização e importância)
  • Objetivo(s)
  • Breve relato do(s) caso(s)
  • Conclusão(ões)

– Trabalhos de Pesquisa

  • Introdução (contextualização e importância)
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Resultados
  • Conclusão(ões)

Acesse aqui o modelo de resumo o qual deve ser editado igual ao modelo e uma cópia carregada no momento da submissão do trabalho: https://1drv.ms/w/s!AhoMQ2eoknpVgrl_rlBAeTTZylWrsw

Apresentação do trabalho:

  • Os painéis deverão ser autoexplicativos com maior riqueza de imagens (fotos e esquemas), evitando grande quantidade de textos; devendo ser configurados na orientação de página: “retrato” (ou seja vertical).
  • O cabeçalho do painel deverá conter: título do trabalho, nome do autor e coautores com destaque em asterisco para o nome do apresentador e o último nome do orientador; nome da Instituição de Ensino Superior, Órgão, Entidade ou Serviço a que está vinculado; foto do apresentador no canto superior direito.
  • Deverá apresentar de forma clara: objetivo(s); desenvolvimento ou relato clínico ou metodologia e resultados; conclusões e referências bibliográficas.
  • O autor irá dispor de 5min. para fazer a apresentação do painel, com mais cinco minutos para discussão com a comissão avaliadora;
  • O painel deverá ser desenvolvido em Powerpoint (versão 2003 ou superior), sendo as dimensões configuradas para as dimensões 140 cm de altura x 80cm de largura (orientação retrato);
  • A identificação do local para apresentação dos painéis estará disponível na área de exposição 01 (uma) hora antes do horário estabelecido para apresentação;
  • Os painéis deverão ficar expostos durante todo o horário determinado, o qual estará visível no local de exposição; O APRESENTADOR DEVERÁ LEVAR UM PENDRIVE CONTENDO O ARQUIVO DO BANNER SALVO e APRESENTAR-SE A COMISSÃO CIENTÍFICA, 1 HORA ANTES DO HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO.
  • Serão considerados itens obrigatórios para todos os Painéis Digitais de Casos Clínicos: Título, Nome dos Integrantes, Introdução, Objetivos, Relato do Caso, Considerações finais e Referências;
  • Serão considerados itens obrigatórios para todos os Painéis Científicos de Revisão: Título, Nome dos Integrantes, Introdução, Objetivos, Revisão da Literatura, Conclusões e Referências;
  • Serão considerados itens obrigatórios para todos os painéis de Pesquisa: Título, Nome dos Integrantes, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Conclusões e Referências;
  • Os trabalhos apresentados fora destas normas não concorrerão à premiação

OBS (1): OS RESUMOS DOS TRABALHOS APROVADOS E DEVIDAMENTE APRESENTADOS DURANTE O EVENTO SERÃO PUBLICADOS NOS ANAIS DO 25 COPEO (Edição especial da Revista Online Odontologia Clínico-Científica / CRO – PE).